Um estudo com professores do ensino médio sobre função modular por meio de resolução de problemas utilizando o software GeoGebra como estratégia pedagógica



Trabalho

Ano: 2013

Tipo: Dissertação

Agência fin.: Sem agência definida

Grau: Mestrado

Disciplina: Sem disciplina definida

Universidade (IES): PUCSP

Faculdade/Departamento: Sem Faculdade/Departamento definido

Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Fonte de dados: PUCSP Dspace

Autor: Souza, Helena Tavares de

Orientador: Bianchini, Barbara Lutaif


Assunto: Educacao algebrica,Resolucao de problemas,Funcao modular,GeoGebra,Algebraic education,Solving problems,Modular function


Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar possíveis contribuições a Educação Básica para o ensino de função modular. Para atender tal objetivo, as investigações foram delineadas de forma a responder à questão de pesquisa: De que forma o uso de uma estratégia pedagógica baseada em Resolução de Problemas com o emprego do software GeoGebra concorre para ampliar a compreensão de professores do Ensino Médio sobre o tema função modular dos pontos de vista algébrico e geométrico? A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo realizada com quatro professores do Ensino Médio de escolas da rede pública e privada de São Paulo e que também são estudantes do curso de Pós-Graduação em Educação Matemática de uma universidade do Estado de São Paulo. Os instrumentos aplicados correspondem a um questionário semiestruturado dividido em quatro partes e entrevistas não-estruturadas. As análises são descritas na perspectiva da Resolução de Problemas sob à luz da Educação Matemática. A pesquisa não tem como foco principal analisar o uso das tecnologias, mas propõe a utilização do software GeoGebra como estratégia pedagógica para o ensino do tema em questão. Os resultados apontam que há diferenças nas concepções dos sujeitos da pesquisa quanto a exercícios e problemas matemáticos (o que é exercício matemático para alguns professores para outros é problema matemático) e também mostram que o emprego do software GeoGebra concorre para ampliar a compreensão de alguns professores do Ensino Médio quanto ao tema função modular,


Abstract: The purpose of the present paper is to investigate possible contributions to the Basic Education in the teaching of Modular function. To attend such purpose, the investigations were designed in a way so they answer to the research question: In what way the use of a pedagogical strategy based on the problem solving approach of with the software GeoGebra concur to amplify the understanding of High Schools teachers about the Modular Function theme under the algebraic and geometric points of view? This research has a qualitative approach with a content analysis made with four public and private High School teachers, who are also students of a Mathematic Education postgraduate course from a São Paulo s University. The instruments applied to this paper correspond to a semi structured questionnaire divided in four parts and non-structured interviews. The analyses are described under the light of Mathematic Education perspective by solving problems. This research does not focus mainly in the use of technologies, howeveroffers the software GeoGebra as a pedagogical strategy to the teaching of the issue in question. The results point to no differences in the investigated people s ideas related to mathematic problems and exercises, mathematic exercises, for some teachers are exercises, and for others they are mathematic problems, so this also shows that the use of the GeoGebra software concurs to amplify the understanding of some High School teachers about the Modular Function theme


Referência: Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013-03-14

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